Verbo com acento

Você já reparou que nenhum verbo em português têm acento gráfico? Sabe por quê? Simples: o r final faz com que a sílaba tônica de todos os verbos seja a última. Portanto, todos os verbos em português são palavras oxítonas. O Olhar Digital, porém, esqueceu disso. Olha o que saiu: Claro, claro… o sujeito começou Leia mais… »

Minúsculo

Olhem só a pequetitice (como diria uma amiga minha) do bichinho: Impressionante, não? Pois é. O revisor deve ter ficado encantado com a pequenineza do camaleão que cochilou na última frase: nome de moeda (mesmo das que valem alguma coisa, como dólar) é sempre com inicial minúscula. Assim, real, dólar, yen, franco, libra, etc. Fica Leia mais… »

Navegando, estudando e bebendo

Esta dica foi de um amigo, Frederico Guedes. Professor, estava ele navegando em busca de informações para um trabalho na empresa em que trabalhamos quando se deparou com isto:     Claro, a gente sabe que a culpa é dos anúncios automatizados. Mas pega mal, né? Devassa pra estudantes, InfoEscola?

O dela, não o seu

Evitar certas armadilhas da escrita até que não é difícil. É preciso, basicamente, ler de novo, com calma e em voz alta, o que se escreveu para ver se não há ambigüidade (sim, eu continuo usando trema), por exemplo. Os pronomes possessivos de terceira pessoa (seu, sua, seus, suas) são fantásticos para criar coisas engraçadas, Leia mais… »