Ainda é plural

O que há de comum entre tesoura e calça? São palavras que designam parte de algo. Uma tesoura é uma das lâminas da… tesoura. Uma calça é uma perna da, claro, calça. Você pode usar o singular para se referir ao conjunto todo – “Comprei uma calça linda!”, “Minha tesoura precisa ser afiada” – ou usar o plural: “Minhas calças estão sujas”, “As tesouras caíram no chão”. Observe que, neste caso, você pode estar se referindo tanto a um objeto só, designado pelo termo no plural, como a mais de um. No uso plural está subentendido o termo par. Uma calça é um par de calças. Uma tesoura é um par de tesouras.

Qualquer que seja a forma usada, tem de haver concordância de número entre o artigo e o substantivo. Ninguém diz: “A calças ficou ótima” ou: “As tesoura não corta nada”.

Outro termo que se encaixa nessa categoria é óculo. Óculo é uma lente; óculos são duas. Aplicando o mesmo princípio dos exemplos anteriores, a forma culta seria: “Meus óculos estão sujos”, “Preciso de um óculo novo”. Mas basta dar uma passeada pela cidade, ou pela internet, para ver que a coisa não é bem assim. Óculos é termo que muita gente entende como singular. Como o Gizmodo:

Se os caras não consertaram o texto, ainda deve estar lá o duplo erro, registrado acima. O Gizmodo acredita, de todo coração, que o correto é “o óculos”…

Já o Terra, que faz umas bobagens bem feias com a língua de vez em quando, acertou! Veja só:

“Nos óculos”, pois a palavra é plural. Certíssimo!

É possível que, com a dinâmica da língua, um dia óculos seja considerada palavra singular? Sim, é possível. Mas, enquanto este dia não chega, use direitinho na língua falada e, principalmente, na escrita.

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.