Estar? Está? Esta?

Tenho visto muita confusão no uso dessas três palavras. Penso que isso se deva, em primeiro lugar, ao hábito que temos de não pronunciar o “r” final dos verbos no infinitivo, o que acaba por influenciar o modo como escrevemos. Em segundo lugar, por, de modo geral, escrevermos e lermos pouco, e muitos há que só lêem as coisas mal escritas em MSN, blogs e fotologs da vida. Por fim, por não associarmos a grafia à pronúncia. Se o fizéssemos, jamais usaríamos uma dessas palavras em lugar de outra. Isso evitaria “Conheça está pessoa” ou: “Ela estar online”, que já vi por aí…

Vamos distingui-las:

Estar: é o verbo no infinitivo. Sempre exige o “r” final, apesar de as pessoas pronunciarem “está”: Ele vai estar no Orkut. Para estar feliz é preciso amor. É necessário estar em dia com suas contas.

Sempre que couber o “r” final, tenha certeza de que você deve usar “estar”. Exagere a pronúncia do “r” para ter certeza de sua presença.

Está: é a conjugação do verbo “estar” na terceira pessoa do singular: ele está, ela está, você está. Note que nunca há uso do “r” nestas construções: Ela está entusiasmada com o emprego novo. João está apaixonado por uma amiga. O carro novo já está dando problemas.

Se você usar “estar” nesses casos, falará como índio de filme americano antigo: Ela estar entusiasmada… João estar apaixonado… O carro novo já estar…

Esta: sua pronúncia é “ésta”. É o feminino do pronome demonstrativo “este”. Portanto: Esta mulher é maravilhosa! Esta oportunidade é imperdível.

Como seu nome diz, “esta” serve para demonstrar, para indicar, para apontar para alguma coisa.

Note que a pronúncia de “esta” jamais permite que ela seja confundida com “está”. Para ter certeza de que deve usar “esta”, substitua-a por “este”: Este homem (= esta mulher) é maravilhoso! Quando for possível usar “este” é porque você deve usar “esta”.

109 Replies to “Estar? Está? Esta?”

  1. nao entendir o ex esta e está, pois da para confundir, voces podem me exclarecer?

  2. Oi, Simone!
    Sugiro que você releia em voz alta o post e os exemplos. Pela pronúncia você verá claramente a distinção entre “esta” e “está”. A pronúncia da primeira e ésta; da segunda é está. Não há como confundir as duas.
    Observo que você usa um “r” onde ele não existe; não existe o verbo “entendir”. Apesar de ter escrito dessa forma, garanto que você nunca disse “entendir”. Comento rapidamente sobre isso no artigo. Você diz “entendi” e deve escrever “entendi”. Acrescente “r” final apenas ao infinitivo dos verbos: conheceR, comeR, pulaR, leR, aprendeR, perfuraR…
    Volte sempre!

  3. não entendi a diferença entre “está” e “estar”. Você pode ser mais explicativo!

  4. Putz…
    A coisa está bem pior do que imaginei… olha essa perguntinha tosca…

    Deus do Céu!
    Brasil, o país do Futuro?

  5. A frase : “Ser feliz é voçê está próximo de uma área verde de 28 mil metros.Totalmente preservada.”

  6. Oi, Jander.
    Vou considerar seu comentário com um exemplo do uso errado de está, ok? Claro, abrilhantado pelo voçê*.
    Mas me parece mesmo que você queria é usar meu blog para fazer propaganda de algum empreendimento imobiliário, né?
    Volte sempre.

  7. Bom dia!
    Pessoalmente eu tenho muita dificuldade com a língua portuguesa em relação a escrita.
    Gostei muito da aula.
    Que Deus os abençoe!!

  8. Está fácil de entender. Esta aula me ajudou muito. É sempre bom relembrar e estar em dia com a gramática. Muito obrigada, Francisco.

  9. Pessoal, comparem substituindo o verbo “estar” por outro verbo no infinitivo.
    Por exemplo: Cantar
    *Para “cantar” feliz é preciso amor /
    Para “canta” feliz é preciso amor
    *João “cantar” apaixonado por uma amiga /
    João “canta” apaixonado por uma amiga

  10. Muito obrigado. Estou muito contente por ter tido a oportunidade de esclarecer as minhas dúvidas.

  11. esta é pronome, estar é verbo de ligação e está é a sua conjugação na terceira pessoa do singular. Se soubesse que era tão fácil… Agora estou envergonhado com a minha ignorância!

  12. Oi, Raul!
    Que bom que o artigo foi útil.
    Volte sempre e divulgue à vontade.
    Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só falar.

    Abraço.

  13. Professor, tenho uma pequena confusão em mente com o uso de “esta” e “está”. Tudo isso começou quando um professor me enviou um e-mail com o seguinte trecho de frase:
    “Estou está semana com … ”
    Ao meu ver, o correto seria esta. Qual colocação está correta? Poderia me explicar, por favor?
    Obrigado.

  14. Olá, Augusto!
    É… Além de errar feio, seu professor causou uma bruta confusão em você. Vamos tentar resolver.
    Você está certo: o correto, nesse caso, seria “esta”. “Está” é forma verbal (terceira pessoa do singular do verbo estar); “esta” é pronome demonstrativo, que designa pessoa ou coisa próxima daquele que fala, no espaço, no tempo ou no discurso.
    Como saber quando usar um ou outro? Se o fato de “está” ser verbo não for suficiente, use a pronúncia: ninguém diz “estÁ semana”, mas diz “Esta semana”. A sílaba tônica é bem diferente em cada palavra. Veja que você acertou o uso em sua pergunta: “Qual colocação está correta?”.
    Espero ter ajudado.
    Volte sempre.
    Abraço.

  15. Olá, Paulo! Desculpe a demora em responder.
    Vou tentar resumir a coisa toda, mas sugiro que você releia com atenção o artigo novamente bem como os comentários. Penso que eles sejam bastante esclarecedores.
    Então, em suma:

    1. Está é verbo, forma da terceira pessoal do singular do verbo estar: ele está doente, ela está muito bonita, você está preocupado, João está de féria, o cachorro está mordendo o dono, Maria não está com cara boa, o Brasil está entregue à corrupção… Observe que a forma é sempre alguém (ou alguma coisa) está.
    2. Esta é pronome demonstrativo: esta semana foi difícil, esta flor é para você, esta menina é uma aluna brilhante, esta biblioteca é um paraíso… Note que a forma é sempre esta pessoa (ou alguma coisa) seguida de um verbo.
    3. Estar é o verbo no infinitivo, não flexionado. Exemplos: Eu vou estar em Paris amanhã, papai vai estar melhor depois de sua visita, para ele estar aqui no horário será preciso um milagre, é tão bom estar a seu lado.
    4. Esta é paroxítona; sua sílaba tônica é a penúltima (no caso desta palavra, a primeira): ESta, como se o E tivesse um acento agudo: “ÉSta”.
    5. Está é oxítona; sua sílaba tônica é a última: esTÁ. Observe que, sonoramente, não há como confundir as duas. Na dúvida, pronuncie-as em voz alta, exagerando a tônica.
    6. Estar também é oxítona. Mesmo que, na linguagem coloquial, ela seja pronunciada como está, você também pode usar o ouvido para distingui-las. Se exagerar o R final, quando ele existir, perceberá os casos em que estar deve ser usada, não está.
    7. Um truque pode ajudar: se tiver dúvida entre estar e está, substitua por outro verbo. Use o verbo ter para substituir o estar, e verá para substituir está. A frase ficará esquisita, mas você perceberá o uso correto. Exemplo: “Vou estar em Paris amanhã” ficaria “Vou ver (isso) em Paris amanhã”. Certamente aqui não cabe “Vou verá (isso) em Paris amanhã.”

    Espero ter ajudado.
    Volte sempre.
    Abraço.

  16. Gostaria de saber se nesta frase o uso do “estar” é correto ou não.
    “Ele deve estar no face.”
    Agradeço pela ajuda.

  17. Oi, Talliane (belo nome!)! Obrigado pela visita.
    Sim, a frase está correta. Mas sua pergunta me deixou preocupado: ou minhas explicações não foram suficientes para você concluir por si mesma a forma correta ou você não as leu com atenção e não fez o esforço necessário para aplicá-las. Prefiro crer na primeira hipótese…
    Este artigo é, de longe, o mais visitado no blog. Isso indica que a confusão e a dúvida são generalizadas. E, quanto maiores forem, mais será exigido do falante/escritor para que saiba usar as formas certas. Então, procure assimilar as dicas e busque fazer os exercícios que sugeri. Dessa forma, seus amigos dirão: “Esta está usando o estar de forma correta!” :)
    Volte sempre.
    Abraço.

  18. Gostei muito!

    Estou procurando no blog sobre pontuação e crase.
    Se as explicações foram tão simples e envolventes como esta matéria abordada, será maravilhoso estudar a língua portuguesa.
    Abraços!

  19. Oi, Nicy!
    Estou preparando um artigo para falar sobre crase. E há alguns sobre pontuação. Logo, haverá outros. Assine o boletim e/ou volte sempre para encontrar as novidades.
    Em minha opinião, o problema que muitas pessoas têm com a língua portuguesa se deriva de terem sido mal ensinadas, de não terem sido apresentadas à língua de forma agradável. Professores que insistem em mera decoreba, na nomenclatura que não faz o menor sentido para o aluno, que não “brincam” com a língua e com o conhecimento que o aluno já tem conseguem apenas afastá-lo de aprender a língua e de gostar dela.
    Aqui, no Que Falta, propomos outro caminho: aprender a partir dos erros, tentando entender a razão do erro e buscando aprender a forma correta ou mais adequada de modo simples.
    Grande abraço!

  20. Pessoal! Para sabermos diferenciar estar de está é simples: Basta substituir por PIRULITA OU PIRULITAR.
    PIRULITA = ESTÁ
    PIRULITAR= ESTAR
    Ex: Meu celular está descarregando ( Meu celular PIRULITA descarregando)
    João parece estar certo( João parece PIRULITAR certo)

  21. Francisco, acredito que seus comentários sejam mais explicativos do que o próprio post, se não estivesse lido continuaria sem entender… Parabéns!

  22. Oi, Anderson!
    As dúvidas apresentadas nos comentários permitem esmiuçar algum ponto ainda obscuro do artigo, além de ajudarem a aperfeiçoar meu trabalho. É gratificante ter certeza de que o visitante teve a dúvida elucidada.
    Este artigo é o mais visitado no blog. Isso me faz crer que o problema é bem sério… ;) Espero ajudar, em alguma medida, a resolvê-lo.
    Obrigado pela visita. Volte sempre.

  23. Boa tarde. muito obrigado pela explicação sempre me confundo com essas 3 palavras vira um rolo na minha cabeça. vou ler, ler, ler….. suas explicações . bjos

  24. Oi, Gisele!
    Fico feliz porque o artigo lhe foi útil para acabar com a confusão entre essas palavras. Pratique! :)
    Volte sempre!
    Abraço.

  25. Está se usa fazendo uma pergunta.
    Ex: ela está ai?
    Com está ai?

    Estar se usa pra uma açao no futuro, ou seja, uma afirmativa.
    Ex: ele vai estar na igreja hoje a noite.

    Esta pra uma demostrativa
    Ex: esta cadeira è minha.
    esta mesa è minha.

  26. Olá, Natinha! Obrigado pela visita e pela contribuição. No entanto, não são apenas nos casos em que você citou que os termos são usados.
    Está pode ser usado em orações afirmativas, negativas e exclamativas também, não apenas em perguntas. “Ele está muito triste.” “Ele não está mais interessado em você.” “Como você está linda!”
    Estar também pode ser usado em orações interrogativas. “Estar interessada em você? Nem amarrada!” “Ele vai estar na reunião?” “Como é estar desempregado?”
    Esta é, sim, um pronome demonstrativo. E pode ser usado com os outros termos: “Esta menina está me deixando louco por estar de férias!”
    Mas cuidado para não usar o acento indicativo de crase sobre a letra e. :) Aí tem acento e a expressão à noite exige crase.

    Volte sempre!

  27. Boa noite! Obrigada pela explicação. O meu esposo sempre me corrigia, pois eu trocava está por estar, agora vou me dedicar e vou surpreender ele. Acho que não é feio errar, e sim, permanecer no erro, nunca é tarde para aprender, é errando que se aprende.

  28. É isso aí, Sany! Nunca é tarde para aprender. E nunca desista de aprender.
    E conte com o Que Falta Faz pra impressionar o maridão :)
    Felicidades.

    Abraço. Volte sempre e divulgue à vontade.

  29. Vc mandou substituir estar por ter.E porque na frase que citou como exemplo usou ver e verá.Nao entendí.

  30. Olá!!!
    gostaria de saber qual a ffrase certa:
    Estar tudo bem? Ou está tudo bem?

  31. Bom dia!!
    como usar dá, dar, ver, vê crer e crê, e está e estar no início de frase???

  32. Prezada Ivone, como vai?

    Por suas duas perguntas, ouso afirmar que você não leu com atenção o artigo nem todos os comentários, uma vez que neles eu esmiuço ainda mais o que expliquei. Então, peço a você que leia com bastante atenção e pratique todas as dicas que foram dadas. Tenho certeza de que, ao final, você mesma chegará às respostas que está procurando.

    Abraço.

  33. Boa noite, Professor!! Tenho muita dificuldade em diferenciar na hora da escrita o verbo no infinitivo com a sua conjugação. Exemplos: “Dirigir” o carro de Alfredo.
    E entre outros…
    As vezes fico pensando mil vezes antes de escrever com medo de errar e passar vergonha.
    O que posso fazer para melhorar essa dificuldade ? Mais leitura, mais conjugação, repetição das palavras??
    Obrigada.

  34. Kerolaynne, boa tarde!
    O fato de você reconhecer que tem dúvida e dizer que pensa bastante antes de escrever é muito louvável! Quisera que outros fizessem isso. Teríamos muito menos erros feios escritos por aí.
    Minha dica é: leia com bastante atenção e pratique as dicas que já dei nos muitos comentários. Penso que não haja muito mais a acrescentar. Depois, é praticar, praticar e praticar até ter domínio sobre o uso dessas formas verbais. Ao fim, você verá que a coisa é bem simples.
    Sucesso a você! E volte sempre!

    Abraço!

  35. Você pode achar que está voando mas na verdade está caindo, é só vai perceber isso quando estiver tarde.

    Está certo a forma que eu escrevi ? Eu ainda não to conseguindo entender tenho muita deficuldade…

  36. Olá, Vivianne.
    A forma correta é: “Você pode achar que está voando, mas na verdade está caindo, e só vai perceber isso quando for tarde.”
    Vou repetir o que já disse a outros visitantes: leia o artigo e todos os comentários com atenção. E pratique, pratique, pratique. Não há outro jeito.
    Abraço e volte sempre.

  37. Boa noite! Nao compreendi como usar o “estar” é uma forma correta de se usar?

  38. Oi, Deyziane!
    Sim, estar é o verbo não-flexionado, como costuma ser a forma verbal terminada em r. O verbo também termina em r no modo subjuntivo: quando eu estiver, se eu refletir, se você propuser, quando ele retornar
    Procure reler o artigo e todos os comentários com atenção para compreender. Se estudar o assunto com atenção, não terá mais dificuldades.
    Abraço!

  39. “Esta menina, é linda.
    Porém está confusa, ela quer saber se fica ou vai embora…
    Na verdade ela acha que ficar do teu lado é melhor de que estar sozinha”.
    Bom Professor, eu li tanto a explicação, como os comentários…
    Mas, quero saber se realmente prestei atenção? ?!!

  40. Tália, está perfeito! No que diz respeito ao uso de está, esta e estar, você acertou. Fico contente por você ter aprendido e aplicado. Continue praticando, para não ter mais dúvidas. E ajude outros a acertarem também.

    Grande abraço!

  41. Oi professor, boa noite!
    Esta menina é linda!
    Está fazendo o que no carro?
    Este ano, termino a faculdade..
    as frases acima estão corretas?
    quando criança minha mãe me colocava de castigo lendo livros. .
    inúmeras paginas, lia correndo..com isso. tenho dificuldades em :pontuacão e ler em voz alta.
    porém escrevo muito bem.
    Sou . ótima em redação..
    essa é a minha dificuldade..como devo fazer?

  42. Boa noite, professor
    Tenho uma dúvida quando ligo e pergunto fulano está ou melhor dizer fulano se- encontra.
    Obrigado

  43. Sandra, as frases estão corretas no que diz respeito às palavras sobre as quais trata o artigo. No entanto, há bastante falhas em outros aspectos de sua redação. O melhor ferramenta ainda é a leitura atenta de bons livros. Não basta ler para se deslumbrar com o conteúdo; é preciso atentar para a forma, para o modo como o autor usa as palavras.
    Sucesso!

  44. Quero saber a diferença de por favor me explique
    Este, esse
    Te ,lhe
    Essa ,esta
    A ,há ,á ,à
    Porque ,por quê, porquê
    Esta ,está estar
    Da dar
    Vê ver ve

  45. Oi, Juliana!
    Com certeza, você não leu o artigo nem os comentários. Se o tivesse feito, teria encontrado resposta para pelo menos três de suas perguntas. Esforço, estudo, empenho, boa leitura e prática são as chaves para quem quer, de verdade, aprender português.
    Abraço.

  46. Ola, Bom dia!!
    Eu tenho uma duvida com o está e esta, na frase…
    Esta de volta, CIRCUIT TRAINER ou é
    Está de volta, CIRCUIT TRAINER.
    POR FAVOR ME AJUDA! OBRIGADO!

  47. Oi, Helena!
    Se você ler o artigo e os comentários com atenção, resolverá sua dúvida para sempre. De nada adianta eu lhe dar a resposta se você não dominar o assunto. Um pouco de esforço, e a recompensa será permanente.
    Abraço.

  48. Olá professor, tenho uma dúvida referente à uma pergunta que faço com frequência ao meu namorado!
    Gostaria de saber qual a maneira correta de perguntar:
    O que você está fazendo amoreferência? Ou O que você está fazendo, amor?

    Desde já agradeço!

  49. Saiu um pequeno erro no meu comentário anterior (amoreferencia), o que eu quis dizer era (amor).

  50. Olá, Kézia!
    A forma “O que você está fazendo, amor?” é a correta. Amor é um vocativo, que sempre é antecedido de vírgula.
    Abraço.

  51. Muito boa sua explicação! Muito obrigado professor. Vou acompanhar para aprender mais. Abraço. Amanda.

  52. Olá! Também gostei muito da postagem. Foi bem esclarecedora.

  53. Está e esta.
    um é verbo e outro é pronome.
    está – substitui por bebe. Se encaixar, então você matou a charada Ex: Ele ESTÁ (bebe) aqui todos os dias
    estar Рsustitui por beber. Se encaixar, enṭo voc̻ matou a charada Ex Vou ESTAR (beber) aqui amanha

  54. Olá professor, gostaria de parabeniza-lo pela inicitiva de fazer esse artigo e compartilhar com todos. Li vários sites e até que cheguei no seu. Mesmo com as dicas eu ainda estou na dúvida com a seguinte frase: “Foi muito bom está com vocês ontem a noite” ou foi muito bom estar com vocês ontem a noite”? Desde já agradeço.

  55. Oi, Rhaika!
    A forma correta é estar. Recomendo que você releia com atenção o artigo bem como todos os comentários. Há abundantes dicas para saber como usar cada uma das palavras corretamente.
    Abraço e volte sempre!

  56. Oi, Francesa!
    Sem contexto, não há como responder, pois, dependendo da frase toda, pode ser qualquer uma das opções. Veja:
    Esta sugestão é boa.
    Na placa, vai estar sugestão ou comentário?
    Na placa, está sugestão ou comentário?

    Abraço.

  57. Ótima explicação, foi muito útil para mim. Agora vou estar mais atenta!
    Obrigada!

  58. Meu amigo Francisco, Deus te abençoe, por nos ajudar, muito obrigado.
    Valeu apena, foi muito bom os seus ensinamentos.
    Parabéns.

  59. Excelente,me ajudou muito a esclarecer essa dúvida tanto a escrita como a pronuncia em uma frase .

  60. Na maioria das vezes, não se trata da forma da pronuncia das palavras, são as regras do português que mudam constantemente ao passar dos anos.
    Isso que causa confusão.

  61. Prezado Daniel, bom dia!
    No que diz respeito ao tema específico desse artigo, a confusão que as pessoas fazem entre os termos não se deve, de modo algum, a mudança de regras do português, uma vez que as regras que determinam a grafia e o uso corretos (no plural, pois se refere a grafia e a uso) são claras e não foram alteradas.
    Abraço!

  62. na frase : onde está o equilibrista ?(o está ta correto -pergunta?

  63. Oi, Tássia!
    O está está correto, mas o ta está errado, pois, como tá é contração de está, tá precisa do acento. Ok?
    Volte sempre!

  64. Então qual seria o correto, professor:
    “Estou com vontade de estar ai com você.”
    Ou…
    “Estou com vontade de está ai com você.”

  65. Oi, Daniele!
    Se, depois de ler o texto e ler todos os comentários, você ainda tem essa dúvida, sugiro que releia tudo com atenção. Esforce-se um pouquinho mais. Valerá a pena!
    Abraço!

  66. Amei todas as explicações, todas são muito claras . Obrigada e parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.