Menino ou menina?

O gênero das palavras é tema complexo e curioso. Em primeiro lugar, temos de aceitar que o gênero dos vocábulos é arbitrário. Por que temos o dia e a pia? Por que o monte e a morte? Só muda uma letra! “É a etimologia…”. No tempo de Camões, escrevia-se a planeta; hoje, é o planeta. O corpo celeste e a etimologia são os mesmos, mas a percepção sobre o objeto mudou com o tempo, mudando-lhe o gênero. Quer complicar um pouco? Em português temos o sangue, o leite e a mensagem; em espanhol temos la sangre, la leche, lo mensaje. As coisas são as mesmas, mas são vistas como pertencendo a gêneros diferentes em idiomas com a mesma raiz. Por quê?

Na linguagem popular, também há variação com respeito à norma culta nesse assunto. Quem já não ouviu alguém dizer que sentia “uma dozinha” de alguém? Talvez pela associação com pena, muitos usam dó como se fosse substantivo feminino, mas ele é sempre (no sentido de comiseração e de nome da nota musical) masculino.

A horta também traz confusão. Vejam o exemplo:

É menina!

Couve é menina. É o que diz o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), o dicionário Michaelis, o dicionário Priberam, o Aulete e outros bons dicionários. O Aurélio, que já foi bom, omite essa importante informação do vocábulo.

Talvez seja uma variação regional; não sei se há lugares no Brasil em que couve seja tratado como menino. (Por falar nisso, lembrei que conheço uma pessoa que fala “o couve”…) Alface também é substantivo feminino, embora muitos falantes (eu, inclusive) o tratem como masculino.

Mas o texto aí tem outros erros, mais feios. Em laranja agora:

Concordância!

O correto é: ou “quais deles possuem” ou: “qual deles possui”. No primeiro caso, mais de um alimento possui; no segundo, apenas um é o campeão.

Para concluir, em verde:

E a crase?

Faltou a crase! O cochilante redator deveria ter escrito: “À resposta, vocês terão acesso…”. Observe que, na ordem direta, a frase ficaria: “Vocês terão acesso à resposta…”, e (quase) ninguém teria dúvida sobre a presença da crase.

Há mais alguns erros. Mas deixarei que os leitores os indiquem.

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.