Quantas cabeças a avestruz tem?

Segundo a revista SuperInteressante, ela tem várias.

Seleção_016

Mas, de acordo com absolutamente todas as imagens de avestruz que você pode encontrar, ela só tem uma. Como todos os animais (normais).

O fato do substantivo “avestruz” estar no plural não justifica o uso de plural “cabeças”. Quando se trata de elemento unitário, concreto ou subjetivo, no indivíduo (cabeça, coração, alma, vontade, amor, etc.), a menção a ele permanece no singular sempre. Note que ninguém, absolutamente ninguém, diz: “Os nossos futuros estão diante dos nossos narizes” ou: “Conseguimos matar as nossas fomes e os nossos estômagos estão cheios”.

A redação correta seria a mais simples: Avestruz enterra a cabeça na areia. Nem o possessivo é necessário; afinal, ninguém pensaria que o bicho gostar de enterrar a cabeça alheia na areia. Veja esse outro exemplo.

Falei desse assunto também neste artigo. Confira.

Abraço.

3 Replies to “Quantas cabeças a avestruz tem?”

  1. hahahaha… é bem por aí mesmo. Pior que vejo revisores, quando recebem um texto pra revisar, pedindo que se “consertem” colocações corretas como as desses exemplos que você deu. Então, definitivamente alguns realmente não sabem disso.

  2. Pois é, Mari… Muita gente que não entende da língua dando palpite… ou ordens, o que é pior.
    Mas resista bravamente! O mundo precisa de revisores que não dêem trégua aos maus escritores (ou chefes…).
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.