O presunto e o vernáculo

Uma das vantagens de usar internet há bastante tempo é que se aprende a identificar de longe as armadilhas que circulam por ela. Claro, sempre há novidades, sempre há uma picaretagem nova muito bem disfarçada. Mas, no geral, com um pouquinho de bom senso e boas ferramentas, pode-se ficar livre dos perigos. Uma das vantagens Leia mais… »

Erro registrado e repetido

Comecem com cê cedilhado é fogo. Começem? De onde tiraram isso? Pois é. Alguém do Estadão escreveu assim duas vezes. Depois, o Yahoo (onde eu li o absurdo) pegou a notícia e replicou sem corrigir nada. Corta-e-cola com erro e tudo. Será que em nenhuma das empresas ninguém viu o crime?

O Huck errou de novo

Você já deve saber que o Luciano Huck se envolveu numa confusão recentemente, né? Uma marca de roupas dele lançou uma camiseta infantil com uma frase que era um convite à pedofilia. Pisada horrenda na bola. Ele reconheceu a mancada, pediu desculpas e tudo mais. Veja aqui. Só que, ao fazer isso, ele errou de Leia mais… »

Ainda é plural

O que há de comum entre tesoura e calça? São palavras que designam parte de algo. Uma tesoura é uma das lâminas da… tesoura. Uma calça é uma perna da, claro, calça. Você pode usar o singular para se referir ao conjunto todo – “Comprei uma calça linda!”, “Minha tesoura precisa ser afiada” – ou usar Leia mais… »