Verbo com acento

Você já reparou que nenhum verbo em português com mais de uma sílaba, no infinitivo, tem acento gráfico? Sabe por quê? Simples: o r final faz com que a sílaba tônica de todos os verbos seja a última. Portanto, todos os verbos em português, no infinitivo, são palavras oxítonas.

O Olhar Digital, porém, esqueceu disso. Olha o que saiu:

Photobucket

Claro, claro… o sujeito começou a escrever “fazer estágio”, por alguma razão misteriosa preferiu usar o verbo, mas esqueceu de limar o acento. O Que Falta flagrou! E serviu pra ensinar mais uma regrinha simples de português.

E a caçada por cochiladas continua!

4 Replies to “Verbo com acento”

  1. O erro cometido pelo Olhar Digital não parece ter sido obra de falta de conhecimento sobre regras de português, até porque é previsível que o editor da página saiba que os verbos no infinitivo do português não necessitem de acento gráfico. Parece-me ser mais ter sido uma falta de revisão do texto.

    Um detalhe que eu gostaria de acrescentar: não é exatamente correto afirmar que “todos os verbos em português são palavras oxítonas”, mas sim que todos os verbos na forma do infinitivo.

  2. Oi, Misael! Obrigado pela visita e pelo comentário. O QueFalta sempre brinca um pouco nos tópicos. Tanto que logo abaixo da imagem eu explico o que deve ter ocorrido (por sinal, erro muito comum): usou uma forma verbal, mudou de idéia (eu ainda uso esse acento), alterou uma parte, esqueceu de outro… Vale pelo registro e para ensinar um segredinho de nossa maltratada língua.
    Eu já corrigi o texto seguindo sua sugestão. Volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.